A nova Zona Azul de Piracicaba (Zona Azul Piracicaba) traz mais recursos e facilidades para o usuário, tais como mapa de vagas disponíveis, cadastro de até 5 placas, com 2 ativadas simultaneamente, e vários Pontos de Vendas convenientemente localizados.
Através de várias formas de pagamento, o usuário “ativará” um “TÍQUETE VIRTUAL”, que nada mais é que informar à SEMUTTRAN que sua placa tem tíquete(s) ativo(s) pelo período desejado: meia hora, uma hora, uma hora e meia e duas horas. A SEMUTTRAN, por meio da placa do veículo, identificará sua regularidade e aplicará as sanções previstas em lei, se for o caso.
Funciona assim:
APP e SITE
1 – Baixe o Aplicativo “Zona Azul Piracicaba” na loja da Apple ou Google ou acesse o site.
2 – Realize seu cadastro e do(s) seu(s) veículo(s).
3 – Adquira SALDO.
4 – Ative seu(s) tíquete(s) de acordo com seu tempo desejado. Veja aqui um exemplo de como ativar um tíquete no APP: https://www.piracicabadigital.com.br/passosativacao.html
Pontos de Venda (PDV)
1 – Estrategicamente localizados
2 – Devidamente identificados.
3 – Consulte os PDV no APP na tela “Estacionar” ativando o filtro, ou no menu no botão “Ver Mapa PDV”, ou no Site https://www.piracicabadigital.com.br/site/pdv
Parquímetros
1 – Localizados na área da Zona Azul.
2 – No parquímetro encontrará instruções sobre como ativar um tíquete com moedas.
0800 e SMS
1 – Para ativar um tíquete através de ligação ou SMS é necessário cadastro prévio de usuário, cadastro de placa(s) de veículo(s) e aquisição de saldo no APP ou no SITE.
Se o usuário utilizou o APP da Zona Azul para ativar seu tíquete, receberá um aviso no seu celular quando o tíquete estiver para expirar, dando-lhe a opção de estender o tempo de estacionamento (até o máximo de duas horas).
Se a ativação for pelo APP, Site, 0800, SMS e (PDV), o usuário receberá comprovantes por e-mail ou mensagens de texto (SMS).
Se a ativação for pelo Parquímetro, o usuário receberá um comprovante impresso que não precisará colocar no painel do carro.
Horário de Funcionamento:
- Segunda à Sexta: Das 09h00 às 18h30
- Sábado: Das 09h00 às 13h00
- Domingo e feriados: Não funciona, exceto quando o comércio abrir e for autorizado pela SEMUTTRAN
Tarifas:
- Motocicleta: Não Paga. Mas o estacionamento é permitido somente nos “Bolsões de Motos”.
- Demais veículos (inclui Idosos):
30min: R$ 1,50
1 hora: R$2,50
90min: R$3,00
2 horas: R$3,50
Estacionamento permitido somente nas vagas demarcadas com limite de 02 horas por vaga.
- Vagas PCD: Gratuito, com limite de 02 horas por vaga.
Obrigatório o uso da credencial.
Haverá duas formas de utilizar o Zona Azul Piracicaba: (1) como Usuário Cadastrado e (2) Não-cadastrado.
Como Usuário Cadastrado
O usuário deverá efetuar seu Login, ou cadastro, pelo APP da Zona Azul Piracicaba, o qual deverá ser baixado das lojas Google Play ou Apple Store. O aplicativo conterá os esclarecimentos necessários para a transação comercial e demais informações para realizar a identificação do usuário e do(s) seu(s) veículo(s).
Como Não-cadastrado
O usuário não precisa ter um cadastro. Ao estacionar o veículo, poderá dirigir-se a um dos Pontos de Vendas (PDVs) ou Parquímetro, adquirir o crédito necessário e ativar o TÍQUETE VIRTUAL pelo tempo que deseja, seguindo sempre a indicação da sinalização da área do estacionamento.
Os Créditos são um “saldo” em Reais que o usuário “compra” e carrega em sua conta para uso futuro. Eles serão debitados à medida que forem usados como (ou convertidos em) TÍQUETE VIRTUAL (tempo de estacionamento), seguindo as regras da Zona Azul. Os créditos poderão ser adquiridos previamente pelo usuário através do Site (www.piracicabadigital.com.br) ou pelo APP Zona Azul Piracicaba utilizando o Cartão de Crédito, PIX ou Boleto. Quando um “tempo de estacionamento” é comprado e se inicia seu uso, na verdade, o usuário está “Ativando” um TÍQUETE VIRTUAL.
Sim. Além dos créditos previamente comprados, usuários poderão também comprar e ativar TÍQUETES VIRTUAIS nos Parquímetros instalados nas vias e nos Pontos de Vendas (PDVs).
Ao estacionar, o usuário deverá verificar a sinalização da área em questão. Os Tíquetes Virtuais poderão ser ativados pelo APP, PDVs, Parquímetros, SMS e pelo 0800. Se for através do APP, é só selecionar a placa do veículo e o tempo desejado, ativando o tíquete em seguida.
Se for num PDV ou Parquímetro, o usuário deverá informar a placa do veículo, o tempo desejado e efetuar a compra, seguida da ativação. Nos Parquímetros, o usuário receberá um comprovante impresso. Nos PDVs, o usuário optará por um SMS ou um e-mail.
Pelo SMS o usuário deverá enviar mensagem para o número 29092 com a mensagem pira,aaaNaNN,tt, onde aaaNaNN é a placa do seu carro (exemplo: abc1d23) e tt é o tempo desejado, podendo ser 30, 60, 90 ou 120
Para o 0800, o usuário deverá ligar para o número 0800 591 8629 que será atendido por um atendente da Piracicaba Digital e que fará seu atendimento para a ativação do tíquete. Para ambos os casos, o usuário obrigatoriamente devera ter adquirido créditos previamente.
Cada usuário poderá cadastrar até 5 placas.
O período máximo de estacionamento na mesma vaga é de 120 minutos (2 duas horas). O usuário poderá optar por ativar seu Tíquete Virtual por 30min, 1 hora, 90min e 2 horas.
Sim, desde que identificados com as devidas credenciais. Os idosos têm direito à vaga especial, porém não ficam isentos do pagamento do sistema da Zona Azul. Já os PCDs são isentos até 2 horas (ver item 2 acima, Tarifas).
Os Pontos de Venda (PDVs) serão localizados ao longo de toda região coberta pela Zona Azul. Eles terão identificação visual e estarão listados no site da Zona Azul Piracicaba.
No PDV, só será feita a ativação se for em conjunto com a compra do crédito correspondente.
A SEMUTTRAN utilizará quatro carros equipados com câmeras OCR. Esses carros farão a leitura automática das placas dos veículos estacionados e verificarão suas regularidades, enviando para a SEMUTTRAN as informações sobre a ocorrência.
Serão disponibilizados canais de comunicação com o usuário, tais como: Fale Conosco (site), Central de Atendimento e E-mail. Para atendimento telefônico, a Central funcionará no horário entre 9h e 18h30, de segunda a sexta-feira, e entre 9h e 13h aos sábados. Já para o Fale Conosco e e-mail, o usuário poderá enviar em horário de sua preferência.
A nova Zona Azul não aceitará créditos da empresa anterior, a Estapar, portanto, quem desejar pode pedir o reembolso dos créditos diretamente para a empresa pelo telefone 0800 010 55 60 ou pelo e-mail atendimento@estapar.com.br, bem como pelo aplicativo, clicando no menu lateral e em Outros Serviços e, em seguida, em Entre em Contato. Após o preenchimento de dados de identificação, o cliente será direcionado para um chat online, onde deverá fazer a solicitação.
De Segunda a Sexta Das 9h às 18:30
Aos Sábados das 9h às 13h